quarta-feira, 30 de abril de 2008

Memórias: Avenida Gonçalo Rodrigues Caldeira (pt.2)


Em tempos foi chamada de Avenida Baima Bastos, mas hoje a designação é diferente: Avenida Gonçalo Rodrigues Caldeira. Todavia, não foi só o nome que mudou. A artéria tem uma cara nova e até os antigos edifícios não passam actualmente de uma ‘doce’ memória.
Os autocarros também já não param no meio da avenida. Os terrenos da Fonte da Boneca deram lugar a um frondoso jardim e os prédios de habitação e comércio ocuparam o lugar dos pequenos edifícios que ornamentavam a avenida.
Muito mudou, mas a magia deste lugar continua intacta.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Sertanense mais próximo da subida e Vitória de Sernache derrotado na Taça de Honra

O Sertanense venceu ontem (1-0) o Unhais da Serra e reforçou o segundo lugar, que ocupa actualmente na fase-final do Nacional da Terceira Divisão e que dá acesso à subida de divisão. Por seu lado, o Vitória de Sernache não foi feliz na final da Taça de Honra de Castelo Branco, tendo sido derrotado nas grandes penalidades pelo Águias do Moradal.
Numa partida que muito aguardavam com expectativa, o Unhais da Serra entrou melhor mas o Sertanense cedo demonstrou que pretendia os três pontos. A vitória acabou por chegar ainda na primeira parte, à passagem do minuto 22, através de um remate fortíssimo de Zâmbia a quase trinta metros da baliza.
Na segunda parte, o conjunto orientado por Eduardo Húngaro podia ter aumentado a vantagem, mas o Unhais da Serra também desperdiçou boas oportunidades para chegar ao empate.
No campo Trigueiros de Aragão, em Alcains, jogou-se à mesma hora a final da Taça de Honra José Farromba, que colocou frente-a-frente Vitória de Sernache e Águias de Moradal. Depois de um empate a duas bolas no final do tempo regulamentar (os golos do Vitória foram apontados por Dário e M’Passo), a equipa do Estreito levou a melhor nas grandes penalidades (vitória por 6-5).
Este fim-de-semana também terminou o Distrital de juniores, com a realização da última jornada da fase-final. Com tudo decidido, o Sertanense recebeu e venceu (3-0) a AD Fundão, mas não foi além do terceiro lugar. O título foi para o Benfica de Castelo Branco.
No Distrital de iniciados, o Sertanense foi ao Teixoso golear (4-0) a equipa local, enquanto o Vitória de Sernache folgou nesta 24.ª jornada.

Na fase de apuramento do campeão do Distrital de Escolas o Sertanense levou a melhor (vitória por 3-0) sobre o Académico do Fundão.

terça-feira, 22 de abril de 2008

40 mil pessoas sem qualquer grau de ensino no distrito de Castelo Branco


Há resultados que nos deviam fazer pensar. E aqueles que o estudo do Núcleo Distrital de Castelo Branco da Rede Europeia Anti-Pobreza divulgou recentemente são uma óptima ferramenta de reflexão, nomeadamente para os nossos governantes que não se cansam de apregoar a evolução positiva dos diferentes índices qualitativos da nossa sociedade.
O estudo, que faz um retrato social do distrito de Castelo Branco e dos seus 11 concelhos, coloca a nu várias realidades. Desde logo, o distrito regista uma “profunda desertificação humana”, um factor que tem consequências na “quantidade de mão-de-obra disponível actualmente” e “põe em causa a capacidade de renovar gerações”.
Por exemplo, a Sertã encontra-se entre os concelhos que apresentam uma baixa proporção de jovens, notando-se, cada vez mais, um envelhecimento crescente da população residente.
O cenário negro continua ao nível do ensino. No distrito de Castelo Branco, 40.378 dos habitantes “não têm nenhum grau de ensino”. Segundo o estudo, este é um dado “muito significativo” e diz respeito a pessoas de idade avançada que nasceram no início do século XX, altura em que a escolaridade obrigatória não estava ainda implantada. Refira-se que a população total do distrito é de 208.069 habitantes. Além disso, o distrito apresenta também uma incidência de médicos e enfermeiros por cada mil habitantes inferior à média nacional. Também abaixo da média nacional estão os valores das pensões pagos no distrito, conforme revela o estudo.

Vitória de Sernache terminou campeonato em quarto lugar


O Vitória de Sernache terminou este fim-de-semana a sua participação no Campeonato Distrital de Castelo Branco, uma prova ganha pelo Atalaia do Campo, contra todas as expectativas dos analistas.
A formação orientada por António Joaquim conseguiu alcançar a quarta posição, tendo ficado a sete pontos do trio de equipas que terminou na primeira posição.
Num campeonato marcado por altos e baixos, a equipa iniciou a sua participação com um empate (2-2 com o Águias de Moradal) na primeira jornada, a que se seguiram alguns resultados menos bons até à oitava jornada (vitórias e derrotas alternadas).
A nona jornada marcou o início do melhor período na prova, com uma série de oito jogos sem perder (sete vitórias e um empate). Um final de época irregular (com vários empates) acabaria por hipotecar as esperanças do conjunto vitoriano na luta pelo título.
Para as estatísticas desta época, ficam as 15 vitórias, cinco empates e seis derrotas alcançadas ao longo de 26 jornadas. Em matéria de golos, o Sernache marcou 54 e sofreu 25.
O resultado mais volumoso da época foi a goleada (7-0) imposta pelo Vitória à formação da Lardosa, em jogo a contar para a nona jornada.
Entretanto, no próximo fim-de-semana, a equipa do Vitória de Sernache defronta o Águias de Moradal, na final da Taça de Honra José Farromba.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Jornais antigos: O Renovador


Há quem o recorde com saudade e nostalgia. Apesar da sua curta existência, o jornal «O Renovador» soube deixar a sua marca na vida sertaginense.
Dirigido por Joaquim Mendes Marques, este semanário teve a sua primeira edição a 14 de Fevereiro de 1970. Entre os destaques desse número contavam-se a construção da ponte sobre a ribeira da Isna, na EN2, e as comemorações do 24.º aniversário da Casa da Comarca da Sertã.
O Conselho de Redacção era constituído por José Antunes, Maria de Lurdes Fernandes, Américo Nunes, Carlos Girão e Raul Simões.
Segundo o que foi possível apurar, a última edição deste jornal terá sido publicada durante o ano de 1975 e não em 1974, como erradamente aqui foi referido.

25 de Abril é mote para palestra na Casa da Comarca da Sertã


A Casa da Comarca da Sertã vai organizar, no próximo dia 23 de Abril, uma palestra a propósito do 25 de Abril, denominada «O 25 de Abril e as Autarquias».
Esta iniciativa tem início pelas 19h30m, na sede desta instituição, na Rua da Madalena, 171 - 3º, em Lisboa.
O presidente da Casa da Comarca da Sertã, Pedro Amaro, espera que esta palestra seja coroada de êxito e que se assuma como um momento de reflexão sobre o 25 de Abril e as suas implicações na sociedade portuguesa.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

A união pode fazer a força


Que os concelhos da Zona do Pinhal em conjunto não têm grande poder de pressão junto do governo central é uma realidade que há muito se sabia. Talvez por isso seja de aplaudir a decisão dos municípios que integram a região plano NUTS III Pinhal Interior Sul, entre eles a Sertã, de se aliarem aos concelhos do Médio Tejo (Ourém, Ferreira do Zêzere, Tomar, Torres Novas, Abrantes, Entroncamento, Alcanena, Vila Nova da Barquinha, Sardoal e Constância) para criar sinergias e ganhar escala na contratualização de verbas do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).
“São duas regiões muito diferentes mas com muitas complementaridades, sinergias e convergências. O Pinhal, eminentemente rural, é mais pobre e o Médio Tejo, com forte componente urbana, é mais rico, representando esta junção um novo conceito de solidariedade territorial que foi muito bem acolhido”, sublinhou Saldanha Rocha presidente da Comunidade Urbana do Médio Tejo e da Câmara de Mação, citado pelo jornal «O Mirante».
Para já, os 15 autarcas, que integram estas duas regiões plano, reuniram-se na passada terça-feira à noite no Sardoal para uma “análise prévia” das formas que permitam um trabalho conjunto.
Segundo revela, o mesmo jornal, no início da próxima semana, estas duas entidades vão reunir-se com Augusto Mateus para definir a forma de “operacionalizar e pôr a funcionar” esta parceria.
As duas NUTs III em conjunto representam 15 por cento da área da região Centro, o que dá “uma escala maior”, sobretudo ao Pinhal, disse Saldanha Rocha. E tem toda a razão Saldanha Rocha.
Pena é que este tipo de iniciativas não se alarguem a outras áreas estratégicas para o desenvolvimento dos concelhos do Pinhal, nomeadamente o turismo. Pode ser que o cenário mude a partir de agora.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Jornadas Desportivas da Zona do Pinhal animam Sertã


A Casa da Cultura, na Sertã, vai receber no próximo Sábado (19 de Abril) a terceira edição das Jornadas Desportivas da Zona do Pinhal. Subordinada ao tema «Actividade Física em Populações Especiais», esta iniciativa apresenta alguns oradores de renome, nomeadamente Henrique Jones, médico da Selecção Nacional de futebol, José Neto, docente do ISMAI, Helena Bastos, treinadora paraolímpica, e Júlio Rocha, do Instituto de Genética Médica do Porto.
As jornadas, que decorrem durante todo o dia de Sábado, abrem logo pela manhã (9h45m), com uma pequena intervenção do presidente da Câmara da Sertã, José Paulo Farinha. Logo de seguida, o moderador Alfredo Serra, director do Centro de Formação do Pinhal, inaugura o primeiro painel, que integra Carlos Pedrosa, da APPACDM de Castelo Branco, Constança Azevedo, da EB Maria Alberta Menéres de Mem Martins e dos já citados José Neto e Helena Bastos.
Durante a parte da tarde, o segundo painel terá início pelas 14h30 e será moderado por Henrique Brandão, director clínico do Centro de Saúde da Sertã. Entre os oradores contam-se, além de Henrique Jones e Júlio Rocha, os nomes de Júlio Martins, docente no mestrado de Gerontomotricidade no Instituto Politécnico de Castelo Branco, e de Isabel Varregoso, investigadora do CIID e docente do Instituto Politécnico de Leiria.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Memórias: Amigos de outros tempos


Hoje é difícil reconhecer os homens desta fotografia. Sobre ela pouco sabemos, apenas que foi tirada por Olímpio Craveiro durante o início do século passado e que retrata um grupo de amigos da vila da Sertã.
Optámos por publicá-la, uma vez que nos remete para tempos antigos e faz-nos respirar o "odor" de um tempo que já passou. As imagens são um testemunho vivo de cada época e esta tem a marca do seu tempo.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Jornais «antigos»: A Comarca da Sertã


A Comarca da Sertã pretende ser “uma tribuna para defender com entusiasmo e com inteligência os interesses sagrados desta vasta e populosa região da Beira Baixa, que abrange os concelhos de Sertã. Oleiros, Proença-a-Nova e Vila de Rei”. Era desta forma que o director Eduardo Barata da Silva Corrêa apresentava o jornal A Comarca da Sertã no seu primeiro número, publicado a 9 de Maio de 1936.
O semanário, que é hoje o mais antigo da região, dava conta na sua primeira edição de várias notícias, nomeadamente a feira de São Marcos, que teve lugar no dia 25 de Abril, e as deliberações da Câmara Municipal da Sertã, de 23 de Abril (revisão dos vencimentos dos funcionários municipais).
Este primeiro número fazia ainda eco dos trabalhos de preparação que o Grupo Dramático da Sertã estava a empreender para levar à cena a peça de teatro «O Pinto Calçudo» e da apresentação do projecto de distribuição de água ao domicílio da vila da Sertã.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Centro de saúde da Sertã integra ULS de Castelo Branco


O centro de Saúde da Sertã vai passar a integrar a Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco, juntamente com os seus homólogos de Idanha-a-Nova, Oleiros, Proença-a-Nova, Castelo Branco, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão e com o Hospital Amato Lusitano.
Segundo o jornal Diário XXI, o despacho do secretário de Estado adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, que cria a ULS foi ontem publicado em Diário da República. No mesmo documento é nomeada a comissão que deverá “criar as condições para a efectivação desta ULS através da realização dos estudos prévios e análises necessárias, definição e operacionalização do projecto”.
A primeira reunião desta comissão está marcada para o próximo dia 16 de Abril.

sábado, 5 de abril de 2008

Câmara da Sertã sem página na Internet


Aqui vai um exercício para os mais distraídos. Concerteza que alguns já o fizeram, mas o resultado foi invariavelmente o mesmo. Abram uma página de Internet e escrevam o endereço www.cm-serta.pt. Imediatamente surge no ecrã a mensagem «The page cannot be found» (A página não pode ser encontrada).
Não há nenhum problema com a ligação, o problema está no facto de a Câmara da Sertã não possuir uma página de Internet. O presidente da autarquia, José Paulo Farinha, disse durante a última campanha eleitoral, num debate na Rádio Condestável, que havia outras prioridades mais urgentes do que essa (e tem toda a razão!!!).
A grande questão é a oportunidade que se perde ao não aproveitarmos uma ferramenta como a Internet. Hoje, a promoção do concelho no exterior (só isto dava outro texto neste blogue) é feita através de eventos pontuais, sendo que, quem pretenda visitar o concelho e para isso procure informação antes de chegar ao destino, terá de recorrer a outros websites menos completos e com informação pouco rigorosa.
Para um município com tantas potencialidades turísticas, é no mínimo estranho que não se aproveite essa ferramenta. A título de exemplo, sugiro uma visita à página de Internet da Câmara Municipal de Ponte de Lima. É o exemplo acabado de que um site pode fazer muito por um concelho.
Além da questão do turismo, a página seria também um excelente meio de dar a conhecer as actividades da autarquia aos seus munícipes, além de funcionar como um bom repositório da informação concelhia.
É inegável que há coisas mais urgentes para fazer no concelho, mas também é verdade que a concepção e elaboração de um website não é uma tarefa que necessite de avultados investimentos ou que a sua execução represente um grau de dificuldade muito grande.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Memórias: Vista a partir da ribeira da Sertã


Há imagens que nos fazem recordar imediatamente milhentas histórias vividas ou imaginadas num determinado local. A vista do miradouro, a partir da ribeira da Sertã, é uma delas.
Toda a escarpa que nos surge pela frente está impregnada de nostalgia. Vislumbramos em pequenas linhas a quelha (hoje a precisar de uma melhor atenção do poder autárquico) que “nos levava cá de baixo até lá acima”, como um amigo gostava de lembrar.
O casario é ainda hoje quase o mesmo, contudo no miradouro as diferenças saltam logo à vista…

terça-feira, 1 de abril de 2008

Sertã com Centro de Estudos Politécnicos


A notícia faz a capa das últimas edições dos semanários A Comarca da Sertã e Gazeta do Interior. A vila da Sertã vai ter um Centro de Estudos Politécnicos, que assentará a sua actividade no ensino e investigação pós-graduados, na formação tecnológica e profissional e na divulgação das tecnologias emergentes.
É uma excelente notícia para o concelho e uma vitória para o actual presidente da Câmara, José Paulo Farinha, que não tem dúvidas de que este centro vai “contribuir para suprir uma lacuna existente em toda a Zona do Pinhal, no que respeita à qualificação e formação de nível superior”.
A nova estrutura, que ficará instalada na escola da Abegoaria, começará a funcionar no próximo mês de Setembro. Antes disso, a Câmara da Sertã vai assinar um protocolo de cooperação com o Instituto Politécnico de Tomar, de modo a acertar todos os pormenores relativos a esta instalação.